Congo

O congo é um ritmo que está presente no Brasil em várias regiões.O que difere o congo capixaba dos demais é que enquanto nas outras regiões o ritmo é apenas uma apoio paras as danças e coroação dos reis de congo, aqui existe as formações de bandas de congo, suas cantigas e cortejos religiosos.

Origem

As primeiras referencias do que se poderia considerar uma banda de congo foram feitas no século XIX, pelo Padre Antunes de Siqueira. Conta o padre que os índios cantavam, batiam palmas e no peito, e dançavam ao som de uma música, segundo ele infernal. Os instrumentos que ele descreve são os que as bandas utilizam até hoje (a casaca, tambores, chocalhos...). Existem também os registros de um viajante francês, François Biard (l858), de D.Pedro II (l860), e ainda de um bispo do RJ, D.Pedro Maria de Lacerda entre l880 e l886, que descrevem ter se encontrado indígenas que pareciam compor uma autentica banda de congo, pois relata a roupa, a dança e instrumentos. Estes encontros aconteceram em Nova Almeida, Fundão e Santa Cruz.
Até então ao relatos só descrevem os conjuntos formados unicamente por indígenas, dizendo dos cantos monótonos, e da dança que eram muito modestos e decentes. Porem, logo a seguir, aparece o fenômeno da aculturação com a entrada do negro na dança ameríndia, dizendo que alguns já dançavam com muito mais animação. Foi essa mistura do folclore negro com o folclore brasilíndio que deu vida a agitação a este conjunto musical e dançante, pois a dança dos negros era espontânea, diferenciando-se das danças ameríndias que eram puramente dramáticas seguindo rituais de cerimônias indígenas.
Provavelmente esta aculuturação se deu ao fato de um navio negreiro ter naufragado nas proximidades de Nova Almeida em l856, e onde se salvaram apenas alguns escravos que se agarraram ao mastro do navio e pediram a São Benedito (santo negro italiano) esta graça. Por terem sido salvos, os negros se juntaram aos índios nestas bandas e foram louvar São Benedito cantando e dançando. Esta é a história contada pelos congueiros, mas o que pode ter ocorrido, sendo que os escravos que ainda chegariam aqui não conheciam os santos católicos,é que podem ter pedido aos orixás e ao chegarem em terra outros negros que já conheciam a religião católica terem dito ser graça a São Benedito.

Bandas de Congo

A banda de congo é um conjunto musical típico do folclore capixaba. São grupos de pessoas que utilizam instrumentos feitos por eles mesmos e ao som destes instrumentos cantam velhas e tradicionais cantigas, de forma melancólica, em meio as batidas de percussão. Estas bandas tocam e cantam principalmente em festas religiosas, na puxada de mastro de São Benedito na Serra-sede, São Pedro em Jacaraípe,São Sebastião e São Benedito em Nova Almeida, Nossa Senhora do Rosário em Pitanga, Santanna em Manguinhos, etc. A puxada do mastro consiste num ritual, onde acontece a retirada de um mastro na mata, que depois é todo enfeitado e carregado em procissão dentro de um navio puxado por cordas, até chegar em frente a igreja onde se finca o mastro.Todo este ritual é acompanhado pelas bandas de congo que cantam,dançam e louvam o santo que está sendo homenageado.
Existem bandas de congo em várias cidades do Espírito Santo, e segundo o mestre Reginaldo Sales, da banda de congo Amores da Lua, desde que houve a primeira festa de São Benedito na Serra no ano de l862, congueiros se espalharam por todo estado formando bandas para louvar o santo. As bandas mais tradicionais se encontram na Serra,Vitória,Vila Velha e Cariacica.Com o passar do tempo outros santos começaram a ser louvados, e essas bandas passaram a tocar também em outros tipos de festas que não fossem apenas religiosas.
A banda de congo é uma tradição passada de gerações para gerações.Geralmente os mestres (pessoa que organiza a banda dentro da tradição e costumes de seus antepassados), só deixam de ser os mestres quando morrem, ocupando o seu lugar algum filho ou parente, dando continuidade a preservação das bandas de congo. Há alguns anos foram formadas também bandas de congo mirins para que a tradição nunca acabe.
Primeiros Instrumentos

Os primeiros instrumentos musicais encontrados com os indígenas eram o “guarara”(tambor feito de um pau cavado ou oco por natureza, tendo em uma da extremidades um couro tarugos de madeira), os cassacosbambu dentado e um ponteiro também de bambu),e o massaracá (cabaz (ou cabaça) cheio de grãos de semente do mato).
Com o passar do tempo e a entrada do negro no conjunto musical indígena, o nome dos instrumentos foi sendo substituído por expressões mais parecidas com termos africanos. O guarará passou a se chamar congo ( daí o nome Banda de Congo), o massaracá passou a se chamar chocalho. O cassaco ou cassaca, também chamado de casaca ou casaco, permaneceu com o mesmo nome, talvez pela semelhança com o temo quibundo canzá. Atualmente os instrumentos de uma banda de congo são tambores (congos) ,caixa de guerra, bumbo, chocalho, triangulo, cuíca e casaca. A casaca ou casaco é um instrumento formado por cilindro de madeira (tagibubuia), com uma cabeça esculpida em uma extremidades,característica está única das bandas de congo do Espírito Santo. Este instrumento existe em outras regiões do país , porém sem cabeça esculpidas, sendo conhecido como reco-reco.

Fonte: Associação das Bandas de Congo da Serra
www.abcserra.org.br