Artista

 Jenesio Jacob Kuster, mais conhecido como Tute nasceu em 06 de novembro de 1954 em Domingos Martins, no interior do Espírito Santo. Cursou apenas o ensino fundamental começando muito cedo a trabalhar na roça. Aos 14 anos foi trabalhar como ajudante de pedreiro em com 16 anos construiu a sua primeira obra como profissional.
Casou-se aos 20 anos, viveu lá por mais um ano e mudou-se para Serra – ES, onde trabalhou como pedreiro por mais 2 anos.
Depois entrou para o ramo da marcenaria, exercia várias funções ao mesmo tempo como: fabricar, consertar e até mesmo fazer o transporte de sinucas, permanecendo nessa atividade por mais de 10 anos. Entre uma tarefa e outra sempre esculpindo uma madeira, pois era o que mais gostava de fazer, esculturas e entalhes em madeira.
Em 1988 ingressou na Prefeitura Municipal da Serra como auxiliar administrativo. O diretor do departamento tomou conhecimento das suas habilidades com a madeira e o convidou para ministrar oficinas de escultura e entalhe em madeira para jovens e foi aí que tudo começou.
Vendo a necessidade que o congo estava passando com a falta de instrumento o diretor do Centro Cultural, hoje SETUR que também é presidente de uma banda de congo, pediu a Tute para fazer uma casaca de madeira tagibubuia, visto que naquela época por volta de 1991, não tinha mais ninguém que fabricasse casaca – convite aceito! Tute aceitou o desafio de fazer uma casaca de madeira para banda de congo. Desafio porque até então ele não conhecia bem o folclore da Serra, sendo descendente de alemães pouco sabia a respeito do congo.
Terminada a casaca, todos gostaram e pediram mais casacas, porém Tute percebeu logo que a tagibubuia, madeira que só nasce em alagadiços estava em extinção e procurou alguma maneira de não agredir a natureza. Pesquisou muito e descobriu que com PVC daria para fazer lindas casacas com ótimo som. As casacas de Tute têm o reconhecimento de músicos e grandes mestres de congo.